sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Moção de Repudio

Moção de Repudio




Caxias do Sul, 20 de dezembro de 2011.



Moção de Repudio aos Fatos Relatados Abaixo:


Racismo em Caxias do Sul
No último sábado (17/12) promovi, juntamente com o San Pelegrino Shopping Mall de Caxias do Sul o evento “Maratona Esportiva”. O evento inédito no RS reuniria 25 modalidades esportivas e de dança. Durante a apresentação de Capoeira, no sábado, final da tarde, fui abordado por um senhor, acompanhado do chefe de segurança, que se identificou como proprietário do shopping. Apontando para um grupo de capoeiristas negros, falou: “Não quero este tipo de gente aqui no meu shopping!”. Ordenou também que a equipe de segurança encerrasse o evento imediatamente. E não satisfeito com isso, em seguida, mandou o chefe de segurança me comunicar que o Evento do domingo estava cancelado. O prejuízo financeiro e moral foi muito grande, pois a maioria dos Campeonatos aconteceriam no domingo e muitos atletas já estavam na cidade ou se deslocariam para o evento. Meus Amigos lhe pergunto? Que tipo de gente pode frequentar o referido shopping?
O referido acontecimento está registrado na Polícia Civil sob o número da ocorrência 44981/2011 em 19/12/2011.
Vilmar Oliveira
 


                O Grupo de Capoeira Conquistador da Liberdade, na pessoa do Mestre Brasil, e todos seus integrantes dos 17 bairros de Caxias do Sul, e das 5 cidades do Uruguai, vem através deste repudiar as atitudes lamentáveis de discriminação contra as Artes Marciais e a Capoeira, no referido evento do sábado (17/12) no San Pelegrino Shopping Mall.
                A Capoeira é patrimônio da cultura brasileira, e em Caxias do Sul é o maior meio de integração racial, que trás em seus ensinamentos a disciplina das artes marciais. O método desenvolvido em nossa cidade é cultural, a  educacional e a esportiva, e vem ao longo dos anos desenvolvendo o resgate dos vínculos familiares, pregando o amor aos pais e a sociedade em geral.   É integrada a cultura caxiense prevenindo contra a drogadiçãp e a educando crianças, adolescentes e adultos.
                Eu, Mestre Brasil, por tudo que esta cidade me deu(educação, carinho e amor, etc.) me sinto no dever de não me calar diante do que esta acontecendo, desta agressão sofrida contra a capoeira e as artes marciais, que foram descriminadas, pois lendo o boletim de ocorrência, percebemos que o proprietário do referido estabelecimento não queria as artes marciais no local, a gota d´água foi a capoeira, por ser uma cultura afro.
                Parabenizamos o Sr. Vilmar Oliveira que demonstra ser um grande cidadão, incluindo a capoeira no evento e nos colocamos á disposição do Sr. Vilmar para fazermos juntos o enfrentamento contra a agressão moral e práticas que não cabem mais nos dias de hoje.
                Finalizamos afirmando que, não aceitamos esta discriminação contra a capoeira - capoeiristas e contra a cultura afro em nossa cidade.
                E em nome do “Sangue do Povo Negro” que deu a vida para a construção deste país, exigimos uma explicação da Direção do San Pelegrino Shopping Mall.

                Não á descriminação. Sim á Integração Racial.

                Parabéns Sr. Vilmar Oliveira por sua atitude e por não se calar diante deste fato lamentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário